domingo, 23 de maio de 2010

Portugal envelhecido - Uma preocupação actual...

Estudos sobre os Concelhos/Regiões
Portugal está a envelhecer e o fenómeno estende-se praticamente a todo o país. Apenas as ilhas e alguns concelhos do Norte do Continente registam uma estrutura etária relativamente rejuvenescida.
A crescente diminuição da natalidade, associada ao aumento da esperança de vida, tem provocado em Portugal um envelhecimento da população. Embora o fenómeno não seja novo, ele é sempre actual pelas dificuldades que pode colocar às gerações futuras (em termos de força de trabalho, encargos com a saúde e com a segurança social, entre outros) – questões que devem preocupar as gerações actuais.
Entre os últimos dois recenseamentos (1991 e 2001) o número de jovens até aos 14 anos diminuiu 16%, tendo também diminuído o seu peso no total da população (menos 4 pontos entre os dois períodos).
Em 2001, a região Sul apresentava-se como a mais envelhecida: o número dos seus efectivos com menos de 14 anos representava apenas 14.1% da sua população total. Pelo contrário, a Região Autónoma dos Açores apresentava a estrutura etária mais rejuvenescida, com 21.5% de jovens nos seus efectivos.
O concelho mais jovem do país era o de Ribeira Grande, nos Açores, com 27.9% de jovens, e o menos jovem, o de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco), com 7.7% de população com menos de 14 anos.
Mesmo as regiões tradicionalmente mais jovens no país apresentam uma quebra importante neste indicador entre os dois recenseamentos. Basta analisar os dois mapas que publicamos para chegar a essa conclusão.

http://www.marktest.com/wap/a/n/id~4ce.aspx

Joana Sousa Nº7 11ºD

União Europeia - Construção contínua!

Data de Adesão Países
Países Fundadores Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos
1973 Dinamarca, Irlanda, Reino Unido
1981 Grécia
1986 Espanha, Portugal
1995 Aústria, Finlândia, Suécia
2004 Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa 2007 Bulgária e Roménia

Países Candidatos
Antiga República Jugoslava da Macedónia, Croácia e Turquia

Dia da Europa
No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman".
Este dia marca o começo da actual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adoptado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.

Bandeira
A bandeira da Europa além de simbolizar a União Europeia representa também a unidade e a identidade da Europa.
O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.
Assim, a bandeira manter-se-á inalterada, independentemente dos futuros alargamentos da UE.
(fonte: europa.eu.int)

Patrícia Gonçalves 11ºD

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Peddy paper - Comemoração do Dia da Europa

Obrigado a TODOS os participantes!

Mapas surpreendentes

Os mapas que vos mostro de seguida são retirados do sitio www.worldmapper.org e são surpreendentes pois possibilitam de forma muito simples verificar as desigualdades entre os países considerados "desenvolvidos" e os que estão "em desenvolvimento", nos mais variados contextos.

Nascimentos na actualidade


População Mundial em 1960

População Mundial em 2050

domingo, 9 de maio de 2010

Mais praias com bandeira azul


Neste Verão, 240 praias portuguesas poderão ostentar a bandeira azul, como símbolo da qualidade ambiental alcançada. Este é um número inédito para Portugal e soma mais 14 zonas balneares às 226 bandeiras azuis alcançadas no ano passado.

Além das praias, a Associação Bandeira Azul da Europa reconheceu ainda a qualidade de oito praias fluviais e 14 marinas. Sem surpresas, o Algarve é a região do país com mais bandeiras azuis, atribuídas a 69 praias e 4 marinas. Apesar das cheias da Madeira terem condicionado a candidatura de algumas das praias, o arquipélago apresenta este ano 15 praias e uma marina com bandeira azul.

A região do Tejo, no entanto, apresenta menos 11 bandeiras do que em 2009. Como protesto à falta de investimentos da administração central no litoral, as câmaras de Cascais e de Sintra recusaram candidatar as suas praias costeiras à bandeia azul.
in, Ambiente Online

Cátia Silva, 10ºD