quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Câmara de Moura cria laboratório para desenvolver novas tecnologias de energia solar


Moura, Beja – Um laboratório de investigação para estudar, desenvolver, verificar e certificar novos produtos e tecnologias para aproveitar energia solar foi hoje inaugurado em Moura, concelho onde funciona a maior central solar do mundo.
O laboratório na área da energia fotovoltaica, criado pela empresa municipal Lógica, está instalado no Parque Tecnológico de Moura, dedicado à investigação e criação de empresas do sector das energias renováveis.
O laboratório vai “apoiar a indústria ibérica do sector da energia fotovoltaica, através do desenvolvimento, apoio à construção, verificação e controlo de qualidade de novos equipamentos e produtos”.
Um processo que já está “em curso” e deverá ficar concluído “em setembro deste ano”, estimou, explicando que se o laboratório for acreditado como entidade certificadora irá entrar numa “área estratégica com futuro e um mercado significativo em termos globais”.
A Lógica foi criada para gerir parte do fundo social atribuído à Câmara de Moura com a instalação da maior central solar do mundo no concelho, perto da aldeia de Amareleja.
A funcionar desde o final de 2008, a Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade total instalada de 46,41 megawatts, vai produzir anualmente 93 gigawatts/hora de energia durante 25 anos.

Lusa/Tudoben

Sem comentários: