segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

À descoberta do concelho de Castelo de Paiva

Castelo de Paiva
-Local único de encontro com a Natureza
-Com paisagens de sonho e águas cristalinas
-A aventura dos rápidos!...
-A descoberta inevitável de uma gastronomia rica e um vinho verde sublime!

Visite-nos e comprove!

Cátia Gonçalves 10ºD

Desemprego em Castelo de Paiva



Cátia Gonçalves 10ºD

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Campanha Solidária no Agrupamento

Inserida na Semana de comemoração dos Direitos Humanos, irá decorrer uma campanha de recolha de alimentos no nosso Agrupamento para ajudar as famílias carenciadas.
Para além disso, haverá um ciclo de cinema, uma palestra (com possivel participação de Organizações nacionais) e uma exposição temática.
Fica atento e participa!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Taxa de desemprego supera os 10% em Portugal


A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 10,2% em Outubro, o valor mais elevado desde que há registos.
O Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia, reviu ainda o valor relativo a Setembro, revelando que, já nesse mês, a taxa de desemprego nacional tinha atingido os dois dígitos, ficando nos 10,1%.
A taxa portuguesa ultrapassa assim a média da Zona Euro, que permaneceu nos 9,8%, o valor mais alto dos últimos 11 anos. Fica também acima da média da União Europeia, onde a taxa aumentou uma décima para 9,3%.
Em Outubro, na União, existiam mais de 22,5 milhões de pessoas sem emprego, ou seja, mais 258 mil que em Setembro.
Em Portugal o desemprego é muito mais elevado entre os jovens (até aos 25 anos de idade). Nesta faixa etária a taxa de desemprego atingiu os 18,9%. As mulheres continuam a ser também as mais castigadas: 10,9% da população activa feminina está sem trabalho, enquanto que no universo masculino essa percentagem cai para 9,6%.
Com taxas de desemprego mais elevadas que a portuguesa ficaram a Eslováquia com 12,2%, a Irlanda, com 12,8%, a Eslováquia com 19,3% e a Letónia com 20,9%.
As menores taxas couberam à Holanda, que se ficou pelos 3,7%, e à Áustria, com 4,7%.
Em termos de evolução, três países registaram descidas mensais da taxa: a Hungria, com uma queda de duas décimas, e a Irlanda e a Alemanha, com menos uma décima. Tanto a Holanda como a Áustria ficaram estáveis.
A subida da taxa de desemprego não surpreende muito os economistas, que já esperavam um aumento da taxa de desemprego apesar dos sinais de retoma económica da Europa. O desemprego costuma reagir com atraso à tendência económica e alguns economistas acreditam que continuará a subir em 2010, podendo atingir um pico de 11%.
Jornal de Negócios, 01 de Dezembro de 2009

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A população portuguesa está a envelhecer...

Turismo Rural na Serra da Estrela

Hotel Rural Casa de S.Pedro

“As nossas portas abrem-se para si! Somos a unidade de alojamento mais próxima do Paiva e Douro! Concilie o alojamento, rafting, multiactividades, restaurante, transfer e o conforto dos nossos balneários ou do “late check out”.”
Descanse neste nosso Hotel, rodeado por amplos jardins, disponha ainda do campo de ténis, piscina, circuito de manutenção, sauna e sala de aeróbia. No restaurante típico, pode deliciar-se com os mais variados petiscos, confeccionados com a mais alta qualidade.A nossa localização, junto ao rio Douro, permite-lhe desfrutar da paisagem em cruzeiros de sonho, a partir do cais do Castelo até, junto à ilha do Outeiro e até à Régua. Na região envolvente organizamos Percursos Pedestres e visitas guiadas a locais de interesse como Centro de Interpretação Geológica de Canelas, as Minas de Volfrâmio altamente activas durante a Segunda Guerra Mundial, a Quinta da Aveleda, Convento da Stª Mafalda e a Rota do Românico do Vale do Sousa.
Joana Moreira 11ºD

Obama propõe redução de 42% na emissão de gases com efeitos de estufa até 2030

O presidente norte-americano propõe uma diminuição de 42 por cento na emissão de gases com efeito de estufa nos próximos 21 anos. A Casa Branca confirmou entretanto a presença de Barack Obama na cimeira do clima de Copenhaga. O presidente dos Estados Unidos propõe uma diminuição de 42 por cento na emissão de gases com efeito de estufa nos próximos 21 anos, sendo que o valor deve ser alcançado por etapas. O primeiro corte deve ser de 17 por cento até 2020. Depois, a Casa Branca garante que a diminuição de emissões vai chegar aos 30 por cento em 2025 e aos 42 por cento em 2030. Washington também confirmou, esta quarta-feira, a presença do presidente norte-americano na cimeira do clima em Copenhaga. Esta presença reforça as esperanças de ser atingido um acordo na capital dinamarquesa, já que a comunidade internacional exige que os Estados Unidos assumam um papel crucial na luta contra o aquecimento global. O líder norte-americano afirmou nos últimos dias que espera do encontro de Copenhaga um acordo robusto, que dê origem, posteriormente, a medidas concretas e imediatas.

Fonte: TSF, rádio noticias
Márcia Gonçalves 10ºD

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Penado do Escamarão

Urna funerária. Escamarão, concelho de Cinfães, junto à confluência do Rio Paiva com o Rio Douro.
(...)
Segundo a história contada por Adriano Strecht, Dom Lopo de Cardia tomou-se de afeição por Maria, filha de um foreiro do lugar de Avessadas, onde lhe cultivava as terras. Querendo desfrutar-se da rapariga, pretendeu usar da prerrogativa feudal do direito de pernada, impondo-lhe marido, para depois com ela passar a noite de casamento.
Maria contudo escolhera a vida de monja. E quando na capela do Escamarão, perante o povo que a enchia, o sacerdote paramentado procedia ao cerimonial de aceitação dos votos da prometida de Cristo - renunciar ao mundo e obedecer à regra de S. Bento, viver em pobreza, abstinência e castidade - Dom Lopo irrompeu porta dentro, protestando enraivecido contra a usurpação dos seus direitos.
Num gesto sacrílego e de profunda arrogância, apoderou-se de Maria e pretendeu concretizar a sua luxúria levando-a para sua casa senhorial, o Paço da Cardia.

O castigo de Deus foi implacável.
Do opulento solar de Cardia para onde se dirigiu o senhor feudal, só encontrou ruínas. Tornando ao Castelo, ao Castelo na foz do Paiva, mal põe o pé na ponte levadiça o morro onde se situava estremeceu. O Castelo ruiu num repente, esboroou-se nas águas e Dom Lopo com ele, atingido de morte.

Quando depois lhe recolheram o corpo para o sepultarem, nem a terra nem a tumba o aceitaram. Na Igreja,

«... a entrada, lhe vedou a imagem
Do Anjo S. Miguel, que era descido
Do seu altar e com o seu montante
Da porta é sentinela vigilante».

A arca de granito onde se propunham guardar os restos mortais de Dom Lopo igualmente o rejeitou, erguendo-se e permanecendo ao alto, e os esforços para o enterrarem na terra foram baldados, que nem a terra o quis. O corpo do devasso Senhor desapareceu na noite desse dia e na noite dos tempos.

Assim conta a lenda de «O Penado do Escamarão», recriada pelo génio imaginativo de Adriano Strecht.

A arca tumular, essa permanece no local, vazia e ao alto, hoje a servir de apoio a uma escada de uma casa fronteira à Igreja.

E, seguindo a trama da história e a crença do povo que diz que «...em certas noites tempestuosas se ouve, perto da Igreja do Escamarão, uma voz lamentosa cantar o Miserere», acrescentando também que faz soar uma campainha, apetece interrogar aquela pedra que ali se mantém (...)
Igreja de S. Miguel de Escamarão
Igreja de Nossa Senhora da Natividade em Escamarão, na Freguesia de Souselo – que foi na época medieval um dos mais importantes Coutos do concelho – é de remota fundação e de interessantes características arquitectónicas. Apesar de ser de pequenas dimensões, tem um grande significado histórico, nomeadamente pelas manifestações artísticas que apresenta. São de admirar, o arco cruzeiro na nave, os painéis de azulejos hispano-árabes e o retábulo-mor em talha do século XVII onde está uma imagem de Nossa Senhora da Natividade. No exterior, destaca-se o pórtico desta igreja gótico-românica e a janela gótica geminada existente na ábside que demonstra já indícios do período gótico flamejante.

Juliana e Cátia 11ºD

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Política natalista pura não serve"


Como entende o aumento do divórcio?
Os laços que se criam são mais frágeis, vive-se o imediato e, sobretudo, não se cuida do amor. Por outro lado, os casais também já não ficam no casamento de uma forma hipócrita. Contudo, as pessoas não estão acordadas para as dificuldades da conjugalidade. E se tivermos em conta que os primeiros problemas surgem no princípio do casamento, os casais necessitam de ajuda para mediar conflitos. É o receio dos conflitos que faz diminuir o número de casamentos?
A cultura dominante introduziu a ideia de que os casais novos devem ter um tempo prévio para experimentar a conjugalidade, sem oficializar a relação.A taxa de natalidade continua a baixar. É preocupante?
Sim, e mais grave é perceber que se trata de uma tendência que deverá piorar.
O que a leva a concluir isso?
O presidente da República deu provas dessa preocupação na semana que dedicou aos idosos. Mas o seu alerta cai em saco roto porque o Governo não tem uma política de família.
O que é urgente fazer?
É necessário implementar uma política que leve os portugueses a terem mais filhos. Mas não é só com subsídios que vamos lá. Uma política natalista pura e dura não serve. Não se pode fazer de uma criança um valor monetário. É preciso dar mais apoio à conciliação entre a família e o trabalho e dizer claramente à população que o país precisa de mais filhos, que a reposição das gerações não se faz com os casais a terem apenas um filho.
in Jornal de Notícias, 29 de Novembro de 2005

Castelo de Paiva – Região de Turismo Rota da Luz

A História do concelho…
Desde o Paleolítico que a magnifica posição geográfica de Castelo de Paiva, motivou a fixação dos povos. D. Manuel I concedeu-lhe o foral em 1513.

A vila…
O casario, onde o contraste do granito e a brancura da cal rivaliza em alegria com o colorido das portas e janelas, estende-se por entre a verdura do arvoredo.

Os rios…
O rio Douro corre entre ravinas, em paisagens de sonho. Por vezes, um barco rabelo passa, como que perdido nas brumas do tempo. Quintas senhoriais povoam a paisagem, muitas contemplando o rio. No monte S. Domingos a vista sobre o Douro é deslumbrante!
No rio Paiva, de águas puras e cristalinas, as lontras nadam despreocupadas. As suas praias fluviais convidam a um mergulho. Na zona do Castelo (confluência do rio Paiva com o Douro) encontra-se uma ilha, ilha dos Amores. É comum a prática de desportos náuticos e passeios em embarcações tradicionais.

O artesanato…
Mãos calejadas roubam os raios de sol e fixam-nos, brilhantes, em artísticos cobres.
Os trabalhos em linho e os entrançados em cestaria reflectem o saber e arte de gerações e gerações.

A gastronomia…
O vinho verde sublime, bem como todo o ambiente em torno das videiras que o produzem. O sável, o arroz de lampreia e o cabrito assado fazem as delícias dos apreciadores. O pão-de-ló de Serradelo, num dourado de aguçar o apetite torna-se irresistível.

Ricardo 11ºD

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Quinta de Varzielas

Na freguesia de Fornos, Castelo de Paiva, existe a Quinta de Varzielas que representa um local de bastante interesse, não só para os habitantes locais, como também para turistas estrangeiros que passam por estas paragens.
Poderiam ser ali recuperadas as casas e constituir mais um dormitório, com características de habitação rural, no concelho de Castelo de Paiva.
Tem uma vasta área envolvente com caminhos por entre a verdejante vegetação, parque de merendas, parque infantil e acesso ao rio Paiva. As actividades relacionadas com desportos radicais e aventura têm aqui possibilidade de serem desenvolvidas.
É de salientar a abundância de água visivel quer pela proximidade ao Rio Paiva, quer pela nascente existente naquela quinta.
Deliciem-se com as fotos que se seguem... e visitem este local!

César e Sara 11ºD

Património da freguesia de Sobrado

Na freguesia de Sobrado podemos encontrar o Solar da Boavista e a fonte do seu jardim que foi comprada pelo 1º Conde de Castelo de Paiva num leilão no Mosteiro de Pombeiro em Felgueiras, o Marmoiral da Boavista (monumento nacional), a Ermida da Quinta de Vegide, a Casa da Torre de Vegide, a Pia dos Mouros em Curvite, a Casa da Cadeia, a estátua do Conde de Castelo de Paiva e a antiga Fábrica da Manteiga são monumentos de interesse turístico na freguesia de Sobrado.
Deixo-vos aqui algumas fotos...

Largo do Conde - Sobrado

Solar da Boavista
Fonte do jardim do Solar da Boavista

Marmoiral de Sobrado
O Marmoiral de Sobrado, classificado como Monumento Nacional desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa. Monumento erguido para comemorar a passagem do cortejo fúnebre da Rainha Stª Mafalda, quando se dirigia de Alpendurada para Arouca onde foi sepultada.
Joana Sousa 11ºD

Economia - Cresce interesse pela agricultura biológica - RTP Noticias, Vídeo

Economia - Cresce interesse pela agricultura biológica - RTP Noticias, Vídeo

Agricultura biológica em Portugal



A agricultura Biológica é um tipo de agricultura que se recusa a usar agro-quimícos (pesticidas, fertilizantes…) ou alimentos genericamente modificados por isso é que se diz que é uma agricultura sustentável. Os agricultores acreditam que os alimentos num solo saudável mantido sem o uso de fertilizantes feito pelo homem, os alimentos tem melhor qualidade do que os outros alimentos.
A agricultura biológica tem como principais objectivos: alimentos com grande qualidade e nutritivos, uma melhor e eliminar quaisquer tipo de poluição no solo.
Este tipo de agricultura traz muitas vantagens com por exemplo: os alimentos são mais benéficos para a saúde, os alimentos são mais saborosos, o método de produção respeita o bem-estar animal, não são genericamente modificados são 100% naturais.
As desvantagens deste tipo de agricultura são: os produtos são mais caros que os produtos normais, é raro encontrar um restaurante que confeccione só deste tipo de alimentos e também não é fácil encontrar uma loja que venda este tipo de alimentos.
Se quer ter uma alimentação ainda mais saudável pratique uma agricultura biológica!
Catarina Espincho e Inês Sousa 10ºD

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

População de Castelo de Paiva

Freguesias de Castelo de Paiva


Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Da análise dos dados estatísticos apresentados verifica-se que de 1991 para 2001 o concelho de Castelo de Paiva viu aumentar a população residente em 823 habitantes. As freguesias que ganharam habitantes foram Bairros, Pedorido, S. Martinho e sobretudo Sobrado. As restantes freguesias perderam habitantes neste período de dez anos.
Em relação ao crescimento natural, verifica-se que a média do concelho apresenta já um valor muito reduzido. Destaca-se a situação da freguesia da Raiva, cuja taxa de crescimento natural é negativa, sendo o número de óbitos superior ao número de nascimentos por cada mil habitantes, resultado de uma população mais envelhecida.
As freguesias de Bairros, Paraíso, Real e Sobrado são as que apresentam os valores mais elevados de taxa de crescimento natural.

Rotas do transporte aéreo

Mais um video interessante! Mostra-nos o tráfego aéreo no mundo, num dia.
O tempo deste clip é de 1m 12s e representa as 24 horas de um dia de viagens de avião, internas e entre os continentes. Aproximadamente cada segundo de filme, representa 20 minutos reais. Cada pontinho amarelo é um voo com pelo menos 250 passageiros.
Repara que os voos dos EUA para a Europa partem principalmente à noite, e retornam de dia. Pela imagem que o Sol imprime no globo, pode dizer-se que é Verão no Hemisfério Norte. Nos pólos Norte e Sul, não se observa a variação solar.

Também faz um retrato fiel das desigualdades de desenvolvimento existentes no Mundo. Destacam-se claramente os três grandes blocos económicos (EUA, Europa e Japão) e as economias emergentes da China e da Índia.

O planeta onde vivemos...

Para reflectirem um pouco deixo-vos aqui um mapa que nos mostra o estado do planeta Terra, nas suas dimensões demográfica e ambiental. É um mapa dinâmico muito interessante.

cliquem neste link
http://www.breathingearth.net/BreathingEarth.swf

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nascimento *



Acabou de nascer mais um filho desta ESCOLA...

Cá estamos nós (professores de Geografia), a organizar um novo ambiente de trabalho e divulgação de pensamentos geográficos!

É de todos e para todos os nossos alunos!!! ESPAÇO GEOGRÁFICO privilegiado onde irão ser divulgadas opiniões, notícias do Mundo, imagens, vídeos,... tudo o que possa interessar à NOSSA Geografia :)
Contamos CONTIGO

Bom trabalho e bom ano lectivo :)